Subscribe:

Ads 468x60px

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Electronic Arts fecha escritórios no Brasil e Canadá - Baixaki Jogos



Após a saída de seu presidente, John Riccitiello, a Electronic Arts inicia agora um movimento de reestruturação que tem como foco os segmentos mobile e as novas plataformas que estão chegando ao mercado. E isso, infelizmente, envolve o fechamento de estúdios e algumas demissões, como as que aconteceram no Brasil e no Canadá.
A empresa não falou oficialmente sobre as filiais que tiveram as portas fechadas, mas disse, em comunicado, que a redução no quadro de funcionários permitirá uma organização mais eficiente e objetiva. Ainda, a EA diz que, sempre que possível, tenta transferir ou realocar seus empregados para não manda-los embora.
Os estúdios atingidos pela decisão são focados no mercado mobile. Em São Paulo acontecia o desenvolvimento e localização de jogos para celulares e tablets. O estúdio contava com uma equipe de 30 a 40 pessoas. Já em Montreal, o corte ultrapassa a marca dos 200 funcionários. As reduções foram confirmadas por fontes internas.
Relatos ainda não confirmados
Outros fechamentos ainda não foram confirmados. De acordo com informações extra-oficiais, o braço de jogos sociais da BioWare e um dos estúdios da Electronic Arts em Londres também estariam sendo fechados, além de um centro de atendimento aos consumidores localizado na Irlanda.

EA anuncia o fim de The Sims Social, SimCity Social e Pet Society - Baixaki Jogos


EA anuncia o fim de The Sims Social, SimCity Social e Pet Society
A Electronic Arts anunciou hoje o fim de três de seus jogos para Facebook: SimCity Social, The Sims Social e Pet Society. Os jogadores têm até o dia 14 de junho para se divertir e gastar todos os créditos existentes nas brincadeiras. A notificação foi feita nas páginas da empresa no Facebook e pelos fóruns da Playfish.
A decisão mais surpreendente foi em relação ao SimCity Social, que foi anunciado no ano passado e lançado em 25 de junho, o que significa que o game sobreviveu por menos de um ano no mercado.
The Sims Social foi um spin-off da série The Sims lançado em 2011. O game foi um sucesso gigantesco entre o público e, em pouco tempo, já estava no topo do ranking de apps mais populares do Facebook, perdendo apenas para o famoso Farmville.
Já o app Pet Society foi desenvolvido e lançado pela Playfish Games, que foi adquirida pela EA em 2009, por US$ 300 milhões. Ele permitia que os jogadores criassem e customizassem seus próprios animais de estimação, além de permitir a interação com amigos no game. O app também foi um grande sucesso da rede e está no Facebook desde 2008.
O anuncio veio logo depois que a EA também já avia anunciado o fechamento de outros games no Facebook, como EA Sports NFL Madden Superstars e EA Sports NHL Superstars, que serão oficialmente encerrados no dia 14 de maio.
As novidades parecem não ter agradado ao público (principalmente aos que investiram dinheiro na jogatina) e, definitivamente, não chegam em boa hora:  há apenas duas semanas, os consumidores elegeram a EA como a "pior companhia dos Estados Unidos" pelo segundo ano consecutivo.  Será que a Electronic Arts ainda consegue ter o amor do público ou o gostinho amargo das últimas decisões pode ferir ainda mais a reputação da empresa?